CONVITE
120 anos de D. Maria José.
Japoatã – Sergipe
A IMPRENSA, AOS CONFRADES E CONFREIRAS DE TODAS AS ACADEMIAS LITERÁRIAS DE SERGIPE, AOS PROFESSOR[AS], ESCRITOR[AS] E, LEITORE[AS], ARTISTAS E A TODOS OS JAPOATANENSESOS E SERGIPAN[AS].
TODOS ESTÃO CONVIDADOS.
Na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2024, a cidade de Japoatã, Sergipe, será palco de uma celebração histórica. Dona Maria José dos Santos, nascida em Propriá e residente em Japoatã, completará 120 anos, consagrando-se como a mulher mais velha do mundo. Este marco extraordinário não apenas enriquece a história local, mas também a do Estado de Sergipe e do Brasil.
A comemoração será conduzida pela Gestão Municipal de Japoatã, liderada pelo Prefeito Claudio Dionísio, Adriana Oliveira, Thais Oliveira e Domingos Pascoal em parceria com as Academias Literárias locais: a AJLA – Academia Japoatãnense de Letras e Artes – e a ALEJ – Academia de Letras Estudantil de Japoatã. Também estão envolvidas as professoras e estudantes da Escola Municipal Professora Eliete de Melo Guimarães, que se dedicaram a homenagear esta data histórica.
O evento, que terá início às 14h30 no próprio dia 10, incluirá apresentações culturais, homenagens literárias e momentos de reflexão sobre a importância de Dona Maria José para a cultura sergipana e brasileira. Tive a notícia que o bolo de aniversário de D. Maria José, terá um metro e meio de tamanho, As festividades resgatarão a identidade de Japoatã como a "terra dos Tesouros Perdidos e Tesouros Encontrados", destacando Dona Maria José como um dos maiores TESOUROS DE JAPOATÃ.
Todas as academias literárias de Sergipe, bem como a imprensa, as personalidades culturais, literárias e de classes e os sergipanos em geral estão convidadas a participar desse momento único. Para aqueles que não puderem estar presentes, é possível enviar MOÇÕES OU MENSAGENS DE CONGRATULAÇÃO, fortalecendo ainda mais a rede de reconhecimento ao redor dessa ocasião memorável. Isso vai em muito contribuir para a concessão da certificação internacional, já requerida. Quem sabe não estão aguardando o dia 10 para nos enviar este documento?
Dona Maria José dos Santos não é apenas uma cidadã centenária; ela é um símbolo de esperança, história e pertencimento. Sua celebração é mais do que um evento; é um legado que inspira Sergipe e o mundo a valorizar suas raízes e seus idosos, que carregam as marcas do tempo e da sabedoria. VAMOS VALIDAR?
Domingos Pascoal e Adriana Oliveira.