FUI E VI 
          
(Paulo Monteiro Pimpão – membro correspondente da Academia Sergipana de Letras). 

 Na tarde de 4 de dezembro, percorri não sei quantos quilômetros, de Aracaju a São Miguel do Aleixo. Uma viagem por dentro de Sergipe, uma viagem por dentro de mim mesmo. Vi a paisagem multiforme, ora eriçada em elevações, ora descortinada em vales de placidez e conforto. No ocre da paisagem, as plantações de palma recuperam, no fundo do olhar, a memória do verde que sempre virá. Em São Miguel do Aleixo, no começo da noite cálida, no Clube Municipal, uma legião de mulheres e homens vestidos de negro repartiam a esmeralda retida no peito. Era o segundo aniversário da ACADEMIA DE LETRAS DO AMPLO SERTÃO SERGIPANO. Dentre eles, a figura de Domingos Pascoal, de cabelos esvoaçantes, lembrou – me um velho motociclista saído de um filme, percorrendo ínvios caminhos, para alcançar o lugar onde nasce o arco-íris.  O professor Vasko, denodado cearense de Santana do Acaraú, homem de grande energia e saber, que veio plantar civilização em terras de Sergipe Del Rey. Li o seu Hino da ALAS, perfeita tradução de sua crença. Encontrei – me com Bezerra Lima, sobraçando o seu LAMPIÃO, a raposa das caatingas, obra definitiva do tema do cangaço, pesquisa pertinaz e pertinente da saga virgulínica, codificada na linguagem concisa e fluente dos grandes jornalistas. Um Homero nos confins do Brasil, diante da Troia nordestina, sitiada de carências e injustiças. Abracei Antônio Saracura, figura sacerdotal que traz nas mãos um Breviário: a obra mais viva do memorialismo sertanejo, distribuída em livros de indiscutível bom gosto, forjados na oficina de um magnífico contador de “causos” e histórias das gentes desses pagos. Para quem acha que nosso povo não gosta de filosofia, arte, música clássica, o professor Edivan Santos vem com o seu livro REFLEXÕES, em que o jovem filósofo desmistifica a linguagem sofisticada típica desses gêneros e a converte numa comunicação mais palatável e acessível a todos. Nossos caboclos logo mais estarão ouvindo Chopin e bebendo chopinho, sorvendo Nietzsche com cachaça, recitando Ferreira Gullar e debatendo o Existencialismo de Sartre. Meus louvores, professor – filósofo! O homem que pensa é uma dádiva. É como o pão compartilhado na mesa dos convivas! Nesse belo sertão, geográfico e metafísico, cruzam – se os destinos de homens e mulheres: uns arrancando da terra o milho, o feijão e a mandioca – sustento da vida; outros cultivando a palavra e construindo literatura – suplemento de existência. Acadêmicos e neoacadêmicos da ALAS, vocês quebraram a concepção e o formato das academias e arcádias convencionais, geralmente elitistas e congregadoras de vaidades inúteis e inoperantes.  Vocês não são acadêmicos de poltronas fofas e de sedes suntuosas. São artesãos itinerantes que se ocupam em tecer a luz cujos raios vão tocando os que despertam.  Nas palavras do poeta de A Educação pela Pedra, emerge a consciência que marca a alma e a trajetória de vocês:  

“Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos.  De um que apanhe esse grito que ele  e o lance a outro; de um outro galo  que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos  que com muitos outros galos se cruzem  os fios de sol de seus gritos de galo,  para que a manhã, desde uma teia tênue,  se vá tecendo, entre todos os galos”.  

Salvador, 6 de dezembro de 2016




membros alas aparecido

José Aparecido Santana da Silva é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na área acadêmica teve a oportunidade de publicar ao lado de Isabela Alves e José Leidivaldo o livro Nossa Senhora Aparecida-SE: História, Fé e Identidade, uma obra de 148 páginas, divididas em 15 capítulos. O livro foi lançado em Nossa Senhora Aparecida e na Bienal do Livro de Itabaiana. Aparecido trabalha como redator do Portal Itnet e já trabalhou em diversas rádios do estado como FM Itabaiana, Educadora de Frei Paulo e Sertaneja FM.


membros alas uberlange
Uberlange da Silva Barreto, graduado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes UNIT e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma Del Sul, UNASUR. É, ainda, professor da rede pública de ensino e atualmente Diretor do Colégio João Salônio, em Nossa Senhora Aparecida.
membros alas vava

Rivaldo Alves de Góis (Poeta Vavá), participou da seleta I Encontro Sertanejo de Escritores, tem textos citados no livro Cinform municípios, bem como em outros. Concedeu entrevistas aos mais conceituados canais de televisão do Estado. Tem curso de rádio e televisão pelo Instituto Universal, tem um livro no prelo, a ser lançado em 2017. Há um colégio modelo construído na cidade em homenagem ao seu pai, Joaquim Alves de Góis.

membros alas noeme

Noeme Leite do Nascimento Oliveira é formada em letras-português / especialização em gestão escolar. Professora há quase 20 anos. Foi professora tutora da UNIT-EAD por 6 anos, exercendo o cargo de diretora da Escola Municipal Dr Lourival Baptista, instituição em que leciona, até hoje. Amante da Literatura, a arte da palavra.
membros alas paulo


Paulo Adriano Santos Silva é Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, com bolsa CAPES-FAPITEC; Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Graccho Cardoso; Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Graccho Cardoso. Atualmente pesquisa sobre Geografia Agrária, políticas públicas para a agricultura e agronegócio.

membros alas rubens

Rubens Ferreira, natural de Diadema (SP), graduando em Design Bacharelado com habilitação em Design Gráfico, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); fundou em Nossa Senhora da Glória o primeiro escritório de Design do Alto Sertão, a Lumia Design, que, ao longo dos seus 3 anos, mantém parceria com várias academias no Estado e ajudou na publicação de aproximadamente 40 obras de escritores sergipanos.



SEM FOTO:

Pe. Genivaldo Garcia
José Genivaldo Garcia é formado é licenciado em Filosofia pela faculdade São Luis de França e Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Anápolis/GO e possui pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Ciências da Religião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL