ROTEIRO PARA A CRIAÇÃO DE UMA ACADEMIA LITERÁRIA
“Pense grande,
comece pequeno
e nunca pare de crescer”.
Por que criar uma academia literária no seu município?
A ideia é a de que haja, a partir da criação de uma Arcádia Literária em determinada localidade, um melhor cuidado com os valores culturais, preservação dos costumes, do patrimônio intelectual e literário, desenvolvimento da língua e da linguagem regional e nacional, objetivando o estudo da história, o resgate das memórias e o estímulo a que se pesquise mais, leia-se mais e, pesquisando e lendo mais, produza-se mais literatura, escrevendo mais e publicando mais também.
Nas sábias palavras do professor Jorge Henrique Vieira, um dos fundadores da primeira Academia municipalista no Estado de Sergipe, a AGL – Academia Gloriense de Letras, quando afirmou com muita propriedade que ‘toda Academia Literária, quer seja antiga ou nova, tem que ser mediadora do pensamento e do conhecimento junto às escolas, professores, alunos, pais, família e sociedade’.
As Academias promovem o saber, dignificam a vida, cultivam as boas práticas, enobrecem e dão orgulho a quem participa, e enriquecem as relações sociais.
Alguém já disse, não consegui identificar quem, que: “as Academias Literárias estão para os escritores como a chuva está para a terra. O escritor planta e a Academia de Letras faz com que essa semente se consolide, fortaleça-se e se multiplique, espalhando o pensamento e o conhecimento estabelecido pelo autor em gerações posteriores, atingindo assim a imortalidade no proposto pelo escritor”.
Se você está interessado em construir e permanecer numa grande obra, considerada tão grande quanto a construção de uma “Catedral” na Idade Média, posto que os construtores de catedrais daquela época sabiam muito bem quando eram iniciadas as construções, porém raramente viviam o suficiente para ver a obra pronta, esteja certo de que de igual sorte são aqueles que se aventuram a instituir uma Academia Literária, fatalmente não viverão para ultrapassá-la. É por isso que acontece a imortalidade acadêmica.
Aqui, algumas recomendações de como fazer para a edificação de uma Academia Literária, a partir da grande ideia de fazer sempre um pouco mais do que aquilo que a normose determina. Outras formas certamente existirão, usem-nas se tiverem conhecimento delas e forem mais eficientes que estas que relacionarei daqui em diante:
I - FORMAR UM GRUPO
Reunir, em torno da ideia, pessoas de boa vontade que, verdadeiramente, queiram e se disponham a trabalhar em prol da construção de uma instituição forte, atuante e que tenha foco no desenvolvimento, seu e do outro.
Este primeiro passo, formar o grupo, pode ser feito por convite – verbal, virtual e pessoal – dos primeiros interessados.
A quantidade ideal de pessoas deste primeiro grupo é que seja superior a doze pessoas. Porém já foram formadas grandes Academias que começaram com apenas cinco. Delimitei em doze por conta da administração que envolve cinco pessoas e remanescem os outros para dar suporte e apoio.
II - EDITAL E CONVITE
Grupo formado, publica-se um edital convidando a quem mais queira se somar à ideia e começar a participar.
Decorrido o prazo estipulado no edital, com ou sem novos inscritos, marcar a 1ª reunião do grupo, com notificação pessoal e convite à participação, com dia e hora marcados.
III - PRIMEIRA REUNIÃO
Para a primeira reunião do grupo, o ideal é que seja convidada uma pessoa que detenha algum conhecimento para orientar melhor, esclarecer e tirar dúvidas.
O objetivo maior da primeira reunião é o esclarecimento dado pela pessoa mais experimentada que vier para falar sobre o sistema acadêmico e o que representa, facilitar os passos a seguir e escolher quem comandará o grupo até a criação da entidade.
IV - EXECUTIVA OU GRUPO GESTOR
A escolha da “EXECUTIVA” ou “GRUPO GESTOR” que administrará a construção da ideia a partir de então até a fundação da Academia e escolha de sua diretoria.
Essa executiva, que passará a dirigir as ações do grupo, deverá ser formada por: presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e um assessor de comunicação.
- Presidente e Vice representam o grupo, expedem documentos, provocam as ações e constroem as possibilidades.
- Secretário anota tudo, registrando ao vivo e no mesmo instante tudo relacionado ao assunto. O material produzido ou colecionado de outras fontes pelo secretário constitui e forma a história da entidade. Cada passo dado por um grupo com objetivos definidos deve ser registrado. Em toda sessão ou reunião ordinária ou extraordinária deverá haver atas com anotações claras, circunstanciados. Nunca esqueçamos: ESTAMOS FAZENDO HISTÓRIA!
- Tesoureiro lidará com o dinheiro, se houver.
- Assessor de Comunicação divulga, o máximo que puder, as ações e também as possibilidades, os sonhos e os objetivos. Tudo isto a partir de agora.
(reforçando a ideia)
V - FAZER OS REGISTROS, CONSTRUIR A HISTÓRIA, CRIAR UMA PÁGINA
“VERBA VOLANT, SCRIPTA MANET” = Palavras voam, escrita fica.
Não esquecendo que de todas as ações, reuniões, almoços, café, jantares, solenidades, visitas, participações em outros eventos, solenidades, pessoas, lugares e situações deverão ser feitas uma ata, uma nota ou matéria e divulgado, no portal próprio e noutras mídias acessíveis, e destas tiradas cópias para arquivar e formar o primeiro livro, físico e digital, da Academia.
A essas atas e essas notas deverão ser juntados outros documentos, publicações, convites, recortes, referentes à Academia, e criada uma pasta, física ou virtual, ou as duas, para ser arquivada na secretaria da Academia e formar a história e a memória da grande construção que ora se ergue. Quando tiver mais ou menos duzentas folhas, mandar encadernar e criar um e-book, mas deverá ficar uma cópia na secretaria da Academia.
Obs: A princípio, esta recomendação parece descabida. Poderão até perguntar: pra que isso, estamos na era digital, tudo pode ser guardado na nuvem. Entendo perfeitamente. Essa ação deverá ser desenvolvida também. Porém o registro escrito no papel ainda é e será por muito tempo essencial. A operação é fácil de fazer. Faça-se a página digital, mas criemos também o livro impresso. Basta que estas cópias em papel A4 sejam guardadas numa pasta comum, devidamente identificadas e datadas, e quando existir um número – creio que umas 200 páginas seja o ideal – levar a uma pessoa que encaderna e colocar o nome, logo e cores da Academia, datar (do dia tal ao dia tal), colocar o que mais interessar, nome do presidente e de todos da administração ou de todos os acadêmicos, o que, convenhamos, fica bem melhor. Quem não quer ter seu nome na história?
Este procedimento deve ser muito bem cuidado durante toda a vida da Academia. Quando tudo estiver arrumado e esclarecido, se é verdadeiramente isso que queremos, vamos marcar a reunião de fundação Academia?
VI - FUNDAÇÃO E INSTALAÇÃO
Fundação é diferente de instalação. Primeiro se funda e, posteriormente, instala-se. A sugestão é que o dia da instalação seja um dia bem festivo, o nascimento de uma arcádia literária é um fato histórico que deve ser muito bem trabalhado para marcar um antes e um depois de instalada uma Academia Literária em determinada cidade.
VII - REUNIÃO DE FUNDAÇÃO
Dia do nascimento da instituição.
Eleição, por aclamação, do corpo diretivo: presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, assessor de comunicação, conselhos, se tiver. Detalhe, conselho é somente consultivo. Deliberativo somente a assembleia.
Expedir edital noticiando a criação da Academia e convidando a quem interessar possa e queira ocupar uma das quarenta cadeiras do sodalício. É claro que haverá exigências mínimas para serem preenchidas que capacitem pessoas a fazer parte de um corpo seleto de uma arcádia literária.
Após o preenchimento deste número, 40 cadeiras, aquele que vier a se inscrever formará um cadastro de reserva para os casos de desistências ou vacância por qualquer motivo. Todavia, o processo de escolha, a partir do preenchimento da quadragésima cadeira, deverá ser feito por eleição, se mais de uma pessoa estiver inscrita.
Domingos Pascoal
79 991911234 telefone e WhatsApp
É articulista do Portal Infonet, https://infonet.com.br/domingospascoal/
93noticias, https://93noticias.com.br/domingos-pascoal/
Anova Revista https://anovarevista.com.br/colunas/domingos-pascoal-de-melo
Revista Atração https://revistaatracao.com.br/colunistas/
Instagram: https://www.instagram.com/domingospascoalmelo/?hl=pt-br
Nenhum comentário:
Postar um comentário