ROTARY CLUBE DE ARACAJU EM DIA DE FESTA
*Domingos Pascoal
O Rotary Internacional é uma rede global de líderes comunitários que se dedicam a, efetivamente, transformar para melhor, o mundo em que vivemos, fazendo o bem, seu lema é: Dar de Si Antes de Pensar em Si e Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve.
Fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o Advogado Paul Percy Harris se reuniu com três amigos: Gustavus Loehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey, em um pequeno escritório no centro de Chicago, nos Estados Unidos da América, com a prosaica ideia de reavivar e validar o antigo espírito de harmonia e amizade que havia antes da virada do século nas suas cidades natais.
A partir daquela simples ação
de semear ideia boas constataram que, com muita rapidez elas se difundiam, brotavam, floriam e davam frutos...
Opa! Temos um projeto que vai gerar um impacto significativo nas comunidades!
Aí vieram mais frutos, centenas, milhares... hoje milhões de frutos numa corrente que se retroalimenta e não para de crescer e fazer a diferença em todo mundo.
A luminosa ideia “Rotary” está presente em mais de 200 países e territórios, é composto por mais de 37.000 clubes, que reúnem cerca de 1,4 milhão de membros voluntários, distribuídos em 33 mil clubes, além dos distritos, totalizando 571 espalhados pelo mundo afora.
Aqui lembro da metáfora de Robert H. Shuller, 2016/2015, Pastor Americano que disse:
“É muito fácil e, qualquer pessoa pode contar, quantas sementes existem dentro de uma maçã. Mas, somente Deus, poderá contar quantas maçãs existem dentro de uma semente.”
Pois é, garanto que se vivo fosse o honorável Paul Heris, ele mesmo se surpreenderia com a assustadora dimensão que aquela ideia alcançou e transformou.
O auditório da Câmara Municipal de Aracaju esteve lotado, inclusive com pessoas em pé, por falta de espaço e assento, problema logo resolvida pelo competente cerimonialista Rafael Campos que providenciou cadeiras e acomodou a todos.
O dispositivo de honra estava completo, como presidente da mesa, o vereador Elber Batalha, o professor Jorge Carvalho do Nascimento, governador do distrito 4391, Dra. Rosa Amelia, Dra. Ester Nascimento; Yara cruz, governadora eleita do distrito 4391 do Rotary para o ano rotário internacional para 2025-2026; Kleber Ernesto, governador indicado do distrito 4391 do Rotary Internacional 2026-2027 e o decano Eliziário Sobral, governador 2000-2001, representando o colégio de
governadores.
Em sua fala o parlamentar, se referindo ao Rotary disse: é de extrema importância que mais pessoas conheçam este belo trabalho. O Rotary se tornou um ancião com 90 anos aqui, mas ativo, desenvolvendo suas belíssimas ações sociais, suas intervenções para melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e mais de perto de Aracaju. É bom lembrar que esse clube reúne pessoas voluntárias que contribuem com o que podem, querem e sabem fazer para ajudar o próximo...
O governador Internacional do distrito 4.391 que coordena os 100 clubes de Sergipe, Bahia e Alagoas, professor Jorge Carvalho do Nascimento, ressaltou o papel deles na sociedade. “Eu tenho a honra de ser o governador deste distrito. Todos nós somos voluntários e aderimos para defender causas de prestação de serviços à comunidade. O nosso pagamento é o sorriso das pessoas. Nós não divulgamos o que fazemos, mas um dos casos que podemos contar é o de tratamento neurológico em instituições da capital, que é feito através de equipamentos doados pelo Rotary”, declarou.
A presidente Rosa Amélia Dantas, representando todos os presidentes de clubes de Rotary do distrito 4391, salientou o diferencial do clube em meio a tantos pelo mundo. “Nós temos um elo que nos une, é uma certa felicidade de estar no Rotary. Isso tem sido o alimento para nos unir, já que tanta estrutura cresce e desce.
A nossa diferença é que, desde o começo, são pessoas envolvidas com grandes discussões, mas com a amizade independente de tudo e sendo forte, apesar das divergências”, falou.
Para maior honra, prestigiaram o evento, rotarianos e ex-governadores de várias lugares, é quase impossível citar a todos, mas registramos com muito prazer as ilustradas presenças: Carlos Magalhães, o MAGÁ, (2003-2004), Carlos Mello Filho (2006-2007), Geraldo Pimentel (2008-2009), Elder Sobral (2009-2010), Messias Peixoto (2012-2013), Adailton Reis (2014-2015), Josué Silva (2018-2019), Luiz Cruz (2020-2021) e Cláudio Canuto (2022-2023).
Nenhum comentário:
Postar um comentário