Visita à Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades

Estivemos no último dia 4 de abril, o Acadêmico Antônio Saracura e eu, Domingos Pascoal, na belíssima cidade de Cristinápolis para uma reunião da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades. Lá, foi realizada, pela presidente daquele Sodalício, profa. Solange da Gama Pinheiro, e pela vice-presidente, Mariza Medreiros, uma grande explanação demonstrativa do que é e do que faz uma Academia de Letras Municipal, no caso, a própria ACLH. O encontro contou também com as ilustradas presenças das Acadêmicas Dionete Vieira e Edenilsa Lima.

Presentes a Secretaria de Educação, profa. Edna Gonçalves, e o representante do executivo municipal, Secretário Guilherme Santana, Equipe Técnica e Coordenação Pedagógica do Município e representação das escolas estaduais: professoras Sandra Oliveira, Amanda Maria, Edivania Cícera, Joseane, Josefa Sirlene Alves, Rosana Mendes, Alda Nascimento, professor Edmilson.

Foi uma sessão muito esclarecedora, mostrando o que foi feito nestes dois anos de existência daquele sodalício e as perspectivas do que tem que ser feito no futuro. A reunião expôs o valor, a utilidade e o serviço prestado por uma Arcádia Literária ativa e operante, no resgate, na manutenção, na divulgação e, sobretudo, na validação da cultura, da literatura e das ações proativas rumo a uma Educação de qualidade e sem as amarras ideológicas nem cores política partidárias.

Os acadêmicos e a própria política da academia, procuram, o quanto podem, manter-se ao largo destas estreitas formas de pensar, pois a busca é a inclusão, e não a divisão. O foco está na soma inclusiva, repito, sobretudo do "aprendente". Isso na busca de uma sociedade futura "pensante" indo de encontro ao que está posto: uma sociedade que segue "o que pensam por ela". Posso assegurar que foi feito história e o futuro dirá o quanto crescemos, todos nós, os participantes daquela sessão de 04/4/2017 da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades. Avante! Há muito o que ser feito...












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL