terça-feira, 26 de dezembro de 2017

ACADEMIA LITERÁRIA EM AÇÃO!

Sessão Solene Conjunta da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades ACLH e Câmara Municipal de Cristinápolis, onde os Acadêmicos da ACLH foram muito bem recebidos e expuseram, aos Senhores Vereadores e ao povo Cristinapolitana as Ações proativas da ACLH no território de Cristinápolis e no Estado de Sergipe. Foi focado o processo de Visão com o estímulo à implantação de novas Arcádias Literárias, a Missão de contribuição efetiva para o engrandecimento da cultura literária de Sergipe com ações e eventos e presença junto à todas as demais Acadêmicas Coirmãs.

Confira os registros: 







quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Academia Sergipana de Contadores de História é criada

Dia 20 de dezembro de 2017, na Sala do Conselho Estadual de Cultura, foi criada a ASCH - Academia Sergipana de Contadores de História com 17 sócios fundadores: Antenor Aguiar, Izabel Cristina Melo, Fátima Beatriz Colares, Cris Souza, Claudia Stoker, Jeane Caldas, Acácia Soares, Maria Adilma, Rosa Corumba, Tânia Góis, Aglacy Mary, Luciano Góis, Nailde Santana, Márcia Soares, Ismael Pereira, Antonio Saracura, Domingos Pascoal. A instalação acontecerá no dia 20 de março de 2018.


Academia Gloriense de Letras se reúne para comemorar quinto aniversário

No último dia 12 de dezembro, os membros da Academia Gloriense de Letras (AGL) se reuniram no espaço de festas “Boteco do Sertão” para comemorar o quinto aniversário do sodalício. O concorrido evento contou com a presença de diversas autoridades, confrades e confreiras de outras Academias, professores, estudantes e a sociedade gloriense. A AGL vem consolidando suas ações em prol da difusão da cultura letrada e artística no território gloriense e do alto sertão, cumprindo o que está preconizado em seu Estatuto. Na ocasião concedeu medalhas e certificados de Honra ao Mérito à educadora Maria Lucíola Santos, ao artista plástico Junior Leônio, à jovem escritora Fernanda Santos Souza e à entidade social Rotary Club e, também, com o sentimento de gratidão pelos apoios e colaborações recebidas, outorgou, pela primeira vez, o PRÊMIO AGL - AMIGO DE GLÓRIA E DAS LETRAS, homenageando, assim, pessoas e instituições. 



O presidente Lucas Lamonier Silva Santos, entregou o PRÊMIO AGL ao Prof. Dr. Alberto Roiphe e à Profa. Dra. Ana Maria Leal, da Universidade Federal de Sergipe e da Academia de Letras de Aracaju; Ao Escritor Antônio Saracura das Academias Itabaianense e Sergipana de Letras; à vereadora Ivaneide Lima F. Dantas, proponente da Lei que instituiu a AGL como Patrimônio Cultural Imaterial de Nossa Senhora da Glória; à cordelista e presidente da Academia Sergipana de Cordel, Izabel Cristina Santana do Nascimento; ao escritor e ex-presidente da Academia Dorense de Letras, João Paulo Araújo de Carvalho; à vereadora Maraysa Silva Dantas, proponente da Lei que instituiu o dia da instalação da AGL, 12 de dezembro, como o Dia Municipal da Poesia; à Secretária Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória, Maria Rosivânia Andrade, pelo apoio aos projetos da AGL; à escritora e presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, Solange de Gama Pinheiro e à Academia Cabo-Verdiana de Letras.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Academia Japoatanense de Letras e Artes empossa novo membro

No último dia 15 de dezembro, a professora Ladja Lima tomou posse da cadeira de número 12, da academia japoatanense de Letras e Artes.

Confira os registros:






quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Academia Gloriense de Letras comemora 5º aniversário

No último dia 12 de dezembro foi comemorado o 5º aniversário da Academia Gloriense de Letras, a mais antiga Academia Literária do interior do Estado de Sergipe. O evento foi repleto de homenagens, poesia, premiações e arte. 

Confira os registros:











Academia Maruinense de Letras faz primeira reunião

No último dia 12 de dezembro foi realizada a  primeira reunião da Academia Maruinense de Letras.

Confira os registros:



quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Academia de Letras de Aracaju empossará novos membros

Nesta quinta-feira (14), às 19h, no auditório da Sociedade Semear, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) realizará Sessão Solene de posse do historiador Fernando Aguiar e da jornalista Susane Vidal no quadro de membros efetivos, completando o quadro acadêmico.
Eleitos em agosto deste ano, os novos membros possuem trajetória ativa em seus respectivos campos de atuação. Fernando Aguiar é historiador, professor da Universidade Federal de Sergipe e pesquisador de cultura afro-brasileira. Susane Vidal é jornalista e professora universitária, escritora e pesquisadora da cultura digital.


Em seus discursos de posse, cumprindo a tradição acadêmica, serão homenageados a poetisa Maria Lígia Madureira Pina, patronesse da cadeira ocupada por Fernando Aguiar, e do jornalista Célio Nunes, patrono da cadeira de Susane Vidal.
Segundo o presidente do Sodalício, acadêmico Francisco Diemerson, o ingresso dos novos membros fortalece o compromisso da Academia em valorizar intelectuais ativos da capital sergipana espelhado na diversidade cultural que está presente na composição do quadro acadêmico.
O evento é aberto ao público. Informações: (79) 9919-0123 / 99889-9049.
 Fonte: Assessoria de Comunicação

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

PERFIL | Padre Mororó por Domingos Pascoal e Weber Porfírio




Nascido em 1778, o religioso é um personagem histórico e se destacou também como político e revolucionário. Ele foi um dos líderes da Confederação do Equador, movimento separatista e republicano realizado durante o período da Monarquia. Em razão disso, Padre Mororó foi preso e condenado à morte, sendo fuzilado em 30 de abril de 1825, no antigo Campo dos Mártires (hoje Passeio Público), em Fortaleza. Esse e outros episódios são narrados pelo professor e jornalista Domingos Pascoal e pelo historiador Weber Porfírio. Perfil é produzido e roteirizado pela jornalista Ana Célia de Oliveira, com montagem de Vinícius Augusto Bozzo e Daniel Cardoso. A finalização e sonorização são da coordenadora do Núcleo, Angela Gurgel. As imagens são de Nilson Filho e Odério Dias.

Fonte: TV Assembleia Ceará

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Domingos Pascoal recebe Prêmio Destaque Cultura Sergipe 2017

O escritor Domingos Pascoal receberá no próximo dia 18 de dezembro o Prêmio Destaque Cultura Sergipe 2017 pelo trabalho de implantação de novas Academias de Letras pelo interior do estado.
A festa de entrega do prêmio será a partir das 20 horas no Zodíaco na orla Pôr do Sol no Mosqueiro.




domingo, 10 de dezembro de 2017

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Lançamento do livro "As cores de mim, na essência do eu"

O autor Marcello Moura e a Biblio Editora têm a honra de convidá-lo(a) para o lançamento do livro:
"As cores de mim, na essência do eu".

Data: 20 de dezembro de 2017
Horário: 19h30
Local: Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória-SE
Praça Filemon Bezerra Lemos, 172 - Centro




Convite: Academia Gloriense de Letras comemora seu 5º aniversário

A Academia Gloriense de Letras comemora no próximo dia 12 de dezembro seu 5º aniversário. A celebração ocorrerá no Espaço de Festas Boteco do Sertão na cidade de Nossa Senhora da Glória às 19h30.


Prefeitura de N. Sª da Glória institui Dia Municipal da Poesia

A prefeitura municipal de Nossa Senhora da Glória instituiu, através da Lei Nº 1001 de 22 de novembro de 2017, o dia 12 de dezembro de cada ano como o Dia Municipal da Poesia, em homenagem a todos os escritores e escritoras de poesias daquele município, com destaque especial para os membros da Academia Gloriense de Letras.


terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Revista Perfil lança Edição Especial sobre a IV Bienal do Livro de Itabaiana

A Revista Perfil lançou uma Edição Especial sobre a IV Bienal do Livro de Itabaiana que ocorreu no último mês de outubro.




O QUE VIRÁ APÓS A IV BIENAL DO LIVRO DE ITABAIANA?

“A Bienal do Livro de Itabaiana é o espaço mais democrático e interativo construído pelo movimento social de Sergipe. Sem discriminação e preconceitos, toda e qualquer pessoa pode se inscrever e participar. A Bienal é o momento em que as pessoas deixam de ser apenas plateia e tornam-se protagonistas”.
*Deputada Maria Mendonça
G1 TV Sergipe:  13/06/2016

O olhar de uma feira é para o futuro, a sua realização objetiva exatamente preparar terreno para que outras ideias se projetem em frente semeando sementes de esperanças rumo a um porvindouro socializado de ações, conhecimentos, saberes e realizações.
Uma feira quando termina produz muito mais do que nos três dias em que se realizou. O efeito gerador de um evento da envergadura da Bienal do Livro de Itabaiana ultrapassa em muito ao pequeno período de sua realização, é grandioso exatamente por tornar a ideia propriedade de muitos. Na verdade, acontece ali aquele fenômeno da divisão do “valor” e da socialização do “significado”, ou seja, do valor material e do significado ideal. Por exemplo: se tenho R$ 100 reais e divido com outra pessoa, cada um de nós fica com R$ 50 reais (valor real). Porém, se tenho uma ideia e divido com outro, ele fica com uma ideia e eu continuo com a mesma ideia (significado ideal). É o que acontece com um evento na magnitude de uma Feira Bienal de Livros.
Imaginemos, apenas pelo prazer de pensar, quantas pessoas dali saíram com a firme convicção de que a socialização da ideia possibilita sim que elas também possam fazer a diferença, construindo algo que lhes dê prazer e, também, significado para o outro, quer seja seu cônjuge, seu filho, seu irmão, seu aluno, seu amigo ou a sociedade?
Somente para recordar, poderemos afirmar que a própria bienal já é um dos bons frutos de uma ideia geradora de outra ideia, que foi a revista Perfil, que aqui, para nossa alegria e emoção, se materializa nesta Edição Especial. Mas que por 17 anos foi a transformadora de uma realidade hoje tão palpável na ação, no tempo, e até no sentimento de seus fiéis leitores e colaboradores.
Foi dela e mais dois veículos de comunicação de Itabaiana, capitaneados por Honorino Junior (Perfil), Jamysson Machado (Itnet) e Carlos Eloy (FM 93 Itabaiana), e ainda do Colégio Alternativo de Itabaiana, que emanou a pioneira ideia do primeiro Encontro Literário em 2009 e que resultou no que hoje se apresenta. Muito bom, né?
Já dá para perceber a diferença do que era e do que é hoje... Sergipe se transformou nestes oito anos. Poderíamos, sem grandes arroubos de glorificação, dizer que a História da Cultura Literária de Sergipe dividiu-se em antes e depois das Bienais.
Só para relembrar, Sergipe não tinha as Academias Municipais, já temos 20, de Adultos, Crianças e Jovens; não tinha Encontro de Escritores, já temos em seis municípios; não havia Movimentos como: Concursos Literários, Antologias, Seletas, Livros Compartilhados – e muito poucos individuais –, Escritor na Livraria, Escritor Vai à Escola...
Mas o crescimento é sinérgico e para frente, o futuro é seu alvo e o infindo a sua meta. Somente com um bom exercício futurista da imaginação é que poderemos enxergar o que vai acontecer a partir de agora, depois desta exitosa quarta Edição da Bienal do Livro de Itabaiana.
Sigamos, então. A ideia é tão boa que já foi reconhecida pelo Parlamento e pelo Executivo do nosso Estado como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, e já faz parte do Calendário Oficial do Estado. Portanto, o terreno é fértil, há a ‘Boa Vontade’, a semente vai sempre cair em terra boa, a frutificação virá fatalmente, pois tudo que é plantado com amor dá boas flores e frutos. Que venha a V Bienal, na qual e para a qual já trabalhamos. Até 2019, se Deus quiser.

*Domingos Pascoal



Leia:
 Revista Perfil Edição Especial IV Bienal do Livro de Itabaiana

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Domingos Pascoal recebe homenagem da CDL Itabaiana

No último dia 2 de dezembro, na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Itabaiana, ocorreu um grande evento de homenagens às personalidades que mais se destacaram no comércio varejista em 2017. O escritor Domingos Pascoal foi um dos agraciados da festa e recebeu a homenagem cultural do ano de 2017.

Confira:








Academia Maruinense de Letras e Artes é instalada

No último dia 30 de novembro, no Centenário Gabinete de Leitura no município de Maruim/SE, foi fundada a Academia Maruinense de Letras e Artes.

Confira os registros:




















Por: José Barros dos Anjos.                                                                                                       No dia 4 d...