Revista Perfil lança Edição Especial sobre a IV Bienal do Livro de Itabaiana

A Revista Perfil lançou uma Edição Especial sobre a IV Bienal do Livro de Itabaiana que ocorreu no último mês de outubro.




O QUE VIRÁ APÓS A IV BIENAL DO LIVRO DE ITABAIANA?

“A Bienal do Livro de Itabaiana é o espaço mais democrático e interativo construído pelo movimento social de Sergipe. Sem discriminação e preconceitos, toda e qualquer pessoa pode se inscrever e participar. A Bienal é o momento em que as pessoas deixam de ser apenas plateia e tornam-se protagonistas”.
*Deputada Maria Mendonça
G1 TV Sergipe:  13/06/2016

O olhar de uma feira é para o futuro, a sua realização objetiva exatamente preparar terreno para que outras ideias se projetem em frente semeando sementes de esperanças rumo a um porvindouro socializado de ações, conhecimentos, saberes e realizações.
Uma feira quando termina produz muito mais do que nos três dias em que se realizou. O efeito gerador de um evento da envergadura da Bienal do Livro de Itabaiana ultrapassa em muito ao pequeno período de sua realização, é grandioso exatamente por tornar a ideia propriedade de muitos. Na verdade, acontece ali aquele fenômeno da divisão do “valor” e da socialização do “significado”, ou seja, do valor material e do significado ideal. Por exemplo: se tenho R$ 100 reais e divido com outra pessoa, cada um de nós fica com R$ 50 reais (valor real). Porém, se tenho uma ideia e divido com outro, ele fica com uma ideia e eu continuo com a mesma ideia (significado ideal). É o que acontece com um evento na magnitude de uma Feira Bienal de Livros.
Imaginemos, apenas pelo prazer de pensar, quantas pessoas dali saíram com a firme convicção de que a socialização da ideia possibilita sim que elas também possam fazer a diferença, construindo algo que lhes dê prazer e, também, significado para o outro, quer seja seu cônjuge, seu filho, seu irmão, seu aluno, seu amigo ou a sociedade?
Somente para recordar, poderemos afirmar que a própria bienal já é um dos bons frutos de uma ideia geradora de outra ideia, que foi a revista Perfil, que aqui, para nossa alegria e emoção, se materializa nesta Edição Especial. Mas que por 17 anos foi a transformadora de uma realidade hoje tão palpável na ação, no tempo, e até no sentimento de seus fiéis leitores e colaboradores.
Foi dela e mais dois veículos de comunicação de Itabaiana, capitaneados por Honorino Junior (Perfil), Jamysson Machado (Itnet) e Carlos Eloy (FM 93 Itabaiana), e ainda do Colégio Alternativo de Itabaiana, que emanou a pioneira ideia do primeiro Encontro Literário em 2009 e que resultou no que hoje se apresenta. Muito bom, né?
Já dá para perceber a diferença do que era e do que é hoje... Sergipe se transformou nestes oito anos. Poderíamos, sem grandes arroubos de glorificação, dizer que a História da Cultura Literária de Sergipe dividiu-se em antes e depois das Bienais.
Só para relembrar, Sergipe não tinha as Academias Municipais, já temos 20, de Adultos, Crianças e Jovens; não tinha Encontro de Escritores, já temos em seis municípios; não havia Movimentos como: Concursos Literários, Antologias, Seletas, Livros Compartilhados – e muito poucos individuais –, Escritor na Livraria, Escritor Vai à Escola...
Mas o crescimento é sinérgico e para frente, o futuro é seu alvo e o infindo a sua meta. Somente com um bom exercício futurista da imaginação é que poderemos enxergar o que vai acontecer a partir de agora, depois desta exitosa quarta Edição da Bienal do Livro de Itabaiana.
Sigamos, então. A ideia é tão boa que já foi reconhecida pelo Parlamento e pelo Executivo do nosso Estado como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, e já faz parte do Calendário Oficial do Estado. Portanto, o terreno é fértil, há a ‘Boa Vontade’, a semente vai sempre cair em terra boa, a frutificação virá fatalmente, pois tudo que é plantado com amor dá boas flores e frutos. Que venha a V Bienal, na qual e para a qual já trabalhamos. Até 2019, se Deus quiser.

*Domingos Pascoal



Leia:
 Revista Perfil Edição Especial IV Bienal do Livro de Itabaiana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL