Não Terceirize seu Pensamento

NÃO TERCEIRIZE SEU PENSAMENTO


“Só há duas formas de você fazer errado:
fazer sem pensar, ou pensar e não fazer”.


Não terceirize seu pensamento, não terceirize suas ideias... No pensamento/ideia está a Gênesis de tudo. Portanto, pense você mesmo, não permita que outros pensem por você. Exerça você mesmo e com propósito e boa vontade. Faça um bom uso dessa faculdade que apenas os seres humanos têm. A vaca não pensa, o bode também não, muito menos o macaco, a girafa ou o elefante... Não! Eles não podem pensar, pois não podem ter ideias. No universo, somente o “homo sapiens”, quer dizer, os homens e as mulheres  têm o poder de ter ideias, de pensar. Você já parou para refletir sobre o significado e o valor dessa primazia?
É a ideia que nos faz as criaturas mais importantes que Deus criou. Aliás, nós somos uma ideia Dele. Você já pensou nisso? Não? Então sugiro que pare e pense. E, certamente, concluirá que tudo o que existe se originou a partir de uma ideia, ou seja, de algum visionário, que enxergou onde outros não viam, vislumbrou uma possibilidade e fez a diferença, criou o novo ou inovou o velho.
Pense em tudo o que existe, tudo que o cerca ou está distante. Acredite, tudo isso foi fruto de uma ideia, de um pensamento. Até o mundo foi uma ideia divina. Veja! No princípio, Deus criou os céus e a terra. “Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.  Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite...” Gênesis 1 a 5.
Pense na sala onde você está, ou nos óculos que você usa, ou na cama que você dorme. Tudo foi antes uma ideia. Alguém pensou. Alguém INVENTOU, alguém INOVOU.
Mas pensar dá trabalho e, naturalmente, somos PREGUIÇOSOS. Por isso, por vezes, delegamos o nosso refletir para que outros pensem e ditem como devemos ser e como devemos fazer. Mas esses outros vão, evidentemente, pensar de tal maneira que suas ideias a nosso respeito sejam vantajosas não para nós e sim para eles. Por tal razão, pensar, além de dar trabalho, incomoda muito. É, certamente, por isso, que quanto menos pensarmos, mais proveitoso será para aqueloutros que pensam por nós. Isto porque aquele que não pensa torna-se mais fácil de ser conduzido, domado, doutrinado. Talvez, por isso, é que pensar não é uma faculdade absolutamente livre. Às vezes, dá medo expressar certos pensamentos. E, colocar AÇÃO numa IDEIA, então, chega a ser, em certa ocasiões, além de temerário, desafiador. Muitos já pagaram com a privação de sua liberdade e, até mesmo, com a própria vida: Sócrates, Jesus e muitos outros.
Então, vamos pensar? Aceite o desafio, pense você mesmo. Afinal, ninguém melhor do que você para saber escolher o que realmente é mais importante para a sua vida. Ah! Não esqueça, pensar incomoda, seja prudente. Pensar não quer dizer apenas manifestar a ideia. Pensar é não se deixar levar por ideias que não lhes sejam convenientes. Como faço, então, para ter boas ideias? Hão de perguntar.  Vejamos! As possibilidades existem, democraticamente, para todos nós, basta termos boa vontade e disposição para concretizar nossas ideias. Acontece que, como disse, somos PREGUIÇOSOS e, tudo dá trabalho. Não é à toa que as nossas conquistas são frutos dos nossos esforços, da nossa aprendizagem. E nós só aprendemos por dois motivos básicos: pelo AMOR, ou pela DOR e, além disso, só fixamos essa aprendizagem através da repetição e do treinamento.  Concluímos, então, que para pensarmos, temos de ter conhecimento. E, a melhor maneira de adquirir conhecimento é lendo, estudando, interagindo, INDO À FONTE, assim como disse um sábio Índio cearense: “se tenho fome, vou à caça, se tenho sede, vou ao rio e, se quero saber, vou ao Sábio Morubixaba.” Pronto, aí está a resposta. Vamos estudar!? Estudar para pensar; pensar para escolher; escolher para viver.
Estou dando uma ideia, aproveite-a. Se achar boa, aproveite-a com a coragem dos vencedores, pois, ao contrário, “toda ideia é inútil, quando colocada a serviço do nada”.
Pense, seja feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL