domingo, 21 de dezembro de 2025

DIVINA PASTORA FUNDA SUA ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES- ALCA-DP

 

 

Por Marcos Silva

Jornalista e presidente da ALCA-DP

 

 


Solenidade de fundação aconteceu em celebração aos 87 de emancipação política da cidade de Divina Pastora. 


O município que gerou Fausto de Aguiar Cardoso, que decora o mundo com a Renda Irlandesa e abriga a Padroeira dos sergipanos fundou sua Academia de Letras, Ciências e Artes com o principal intuito de preservar sua história e seus costumes, no último 15 de dezembro. Somando 15 confrades e confreiras fundadores, a solenidade ocorreu com a presença de políticos, representantes de Academias circunvizinhas e da sociedade civil na Câmara Municipal. Com especial deferência, registrou-se a honrosa presença da Prefeita Municipal, Sra. Izabel Cristina, cuja participação reafirmou o compromisso da gestão com os valores que sustentam a identidade de um povo, especialmente a cultura, a educação e a memória histórica. Destacou-se, igualmente, a presença da Vice-Prefeita Shirley Graciele, que demonstrou sensibilidade e firme apoio às iniciativas de valorização cultural.

O evento contou ainda com a significativa participação do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Yuri Arling, cuja cessão do espaço legislativo possibilitou o nascimento da ALCA-DP, transformando a Casa do Povo em território do saber, da palavra e da construção literária.

A solenidade foi abrilhantada, também, pela presença dos ilustres presidentes de academias de letras do estado: Jilberto Oliveira de Oliveira, Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Malhador – ALCAM; Maria Salete da Costa Nascimento, Presidente da Academia Estanciana de Letras – AEL; Hélio de Sousa Vieira, Presidente da Academia Dorense de Letras – ADL; e Maria Auxiliadora Santana Silva, Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Siriri – ALCAS. Suas presenças simbolizam a união, o fortalecimento institucional e o compromisso coletivo com a promoção da cultura e da produção intelectual em Sergipe.

A iniciativa e execução dos trabalhos da solenidade foi feita pelo professor José Barros dos Anjos que destacou o papel da instituição como uma importante fomentadora da cultura do município e local. “A Academia é espaço democrático, de pensamento e produção que tem como objetivo o cultivo e a valorização do povo”, pontuou o professor sustentando a afirmação do acadêmico da Academia de Letras de Sergipe, Domingos Pascoal de Melo, que disse que “ninguém é o mesmo, nem o município, após a criação de uma Academia”. 

Inicialmente com 15 acadêmicos, a entidade tem como primeiro presidente o jornalista e historiador Marcos Silva. “Divina Pastora é um celeiro que tem um potencial expansivo muito grande quando, geograficamente é tão pequena, mas tão enorme nos seus signos e significados para a identidade de Sergipe e do Brasil. A fundação da Academia neste momento é tão importante e bem-vinda para historiar, enaltecer e impulsionar o que há de mais rico, que é nosso povo, nossa cultura, nossos costumes!”, avaliou o presidente.

Marcos Silva frisou que as atividades começarão em 2026. Até que o ocorra a instalação, o presidente anunciou a possibilidade de desenvolver trabalhos de pesquisa e produção literária, aulas públicas, sarau de poesia e exposições. “Eu entendo que ser acadêmico nos tempos modernos – e principalmente em Divina Pastora – não é ser intelectual vestido de vaidade e calçado de ego. Pra mim, o intelecto são ações práticas e ações partilhadas que resultem em obras. São ações que envolvam o digital, as modernas linguagens, os formatos de comunicação acessíveis para o outro e para a formação da sociedade”.

Somados ao presidente, são acadêmicos fundadores Amauri dos Santos, Aparecida Batista Guimarães, Carlos Henrique Paes Dos Santos Silva, Clécio De Oliveira Lima, Jone Alves Santos, José Barros Dos Anjos, José Valmir Santos, Júlio César Doroteia, Manoel Messias Dos Santos Filho, Maria Do Carmo Santos Lima, Maria Lúcia De Oliveira, Thaís Christiane Rolemberg Santos, Vânia Souza e Vilma Machado Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVINA PASTORA FUNDA SUA ACADEMIA DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES- ALCA-DP     Por Marcos Silva Jornalista e presidente da ALCA-DP     Solenidad...