EDISE PUBLICA “A LIGA SERGIPENSE CONTRA O ANALFABETISMO”


A Liga Sergipense contra o Analfabetismo (LSCA) é a associação educacional centenária que despertou o interesse de investigação da professora Clotildes Farias de Sousa para criação da obra homônima lançada pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe (Edise).
Com uma pesquisa rica de fontes documentais e orais, a obra mostra o funcionamento da liga e seus esforços em contribuir com a alfabetização durante o século passado, através das práticas escolares e culturais que disseminou. Uma referência para a História da Educação brasileira, o livro também traz à luz as ações na Maçonaria brasileira na área de Educação, um assunto ainda pouco abordado. 
Segundo a autora, os trinta e quatro primeiros anos da LSCA marcaram sua existência e dos seus líderes, representantes da elite intelectual sergipana responsável por duas das principais instâncias civilizatórias locais: o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e a Loja Maçônica Cotinguiba (LMC).
Ainda segundo Clotildes, “entre os anos de 1916 e 1950, aquela sociedade particular de caráter filantrópico firmou-se no campo cultural local como expressão do movimento pró-civilização nacional por ter implantado uma rede de escolas de alfabetização e disseminado, junto à população, um sentimento de amor às luzes do saber e à Pátria”, afirma.
Para Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, que prefaciou a obra a pesquisa contribui sobremaneira para desconstruir matrizes interpretativas que teimam em afirmar que o Estado não se preocupava com a educação do cidadão. “Como também traz à luz a importante ação da maçonaria brasileira nas diversas áreas da sociedade, nesse caso, na área da Educação”, destaca.
O presidente da Segrase, Ricardo Roriz, acredita que a obra será uma grande contribuição para o mercado literário sergipano. “A obra de Clotildes é riquíssima em informações, sobre a Liga Sergipense contra o Analfabetismo. Quem tiver a oportunidade de ler este livro, sem dúvidas sairá com uma grande carga teórica sobre a centenária instituição”, declara.
Sobre Clotildes Farias de Sousa
Pedagoga e mestre em educação pela Universidade Federal de Sergipe. É professora da Rede Pública Estadual de Sergipe e membro da equipe multidisciplinar do Programa Universidade Aberta do Brasil/UFS. Participa do Grupo de Estudos do Tempo Presente e tem grande interesse nos temas da alfabetização e do associativismo voluntário. Natural da cidade sergipana de Tobias Barreto, há mais de 20 anos reside em Aracaju. 

                                   Clotildes Farias de Sousa

FONTE: Segrase

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL