Instituto do Ceará
138 anos de história
04/03/1887 - 04/03/2025
Por Gilson Moreira
Escritor e contador de causos
É com a alegria de pertencer ao quadro social da mais antiga instituição cultural ativa no Ceará ao lado de talentosos consórcios que celebro os 138 anos do Instituto do Ceará- Histórico, Geográfico e Antropológico.
É neste Silogeu que se promove o estudo e a difusão da História, da Geografia, da Antropologia e ciências afins.
Existe uma interação constante com a classe estudiosa através de visitas disponibizadas à biblioteca, hemeroteca, setor de audiovisual, laboratório de restauro e conservação, além do museu.
Com cerca de 39 mil títulos catalogados, a Biblioteca do Instituto do Ceará contém valioso acervo de obras raras e expressivos trabalhos de autores cearenses nas áreas da História, da Geografia e da Antropologia.
Uma localização privilegiada na Praça do Carmo, Palácio Jeremias Arruda, na Rua Barão do Rio Branco 1594, tombado como patrimônio cultural do Ceará.
Este é o endereço da cultura, a Casa de Barão de Studart.
Homenageia um dos fundadores da Arcádia, Guilherme Studart, que recebeu a láurea conferida pelo papa Leão XIII à sua ação filantrópica coroando a dignidade de uma existência.
O Barão de Studart presidiu a casa por 10 anos de 1929/1938, quando veio a falecer.
Vale ressaltar que a longevidade da mais antiga instituição cultural do nosso estado e uma das mais antigas do Brasil deve-se às parcelas de contribuição dos presidentes e associados, desde Paulino Nogueira Borges da Fonseca (1887/1908) ao atual presidente general Júlio Lima Verde Campos de Oliveira (2021/2025).
Parabéns, Instituto do Ceará!
Parabéns para todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário