Homenagem ao médico e escritor Ranulpho Hora Prata

Dr. Lucio Prado Dias

A Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), a Academia Sergipana de Letras e a Academia Sergipana de Medicina promoveram na noite de 19 de junho, na SOMESE, sessão especial para homenagear o médico e escritor Ranulpho Hora Prata (1896-1942). Autor de vários livros festejados pela crítica, entre eles A Longa Estrada, O Lírio na Torrente, Lampião e Navios iluminados (a sua obra de maior sucesso), Ranulpho Prata foi saudado pelos acadêmicos Antônio Samarone, da Academia Sergipana de Medicina e José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras.

Para Lúcio Prado Dias, presidente da SOBRAMES em Sergipe e que presidiu a sessão, foi um momento oportuno para mostrar aos sergipanos o grande valor intelectual do lagartense Ranulpho Prata, não só no campo da medicina, pioneiro que foi na implantação do serviço de radiologia em nosso Estado, na década de 20, atendendo convite do governador de Sergipe, à época Graccho Cardoso, mas, e principalmente, pelo seu valor como escritor de romances e contos.

O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, na sua exposição, ressaltou que o livro  sobre Lampião é antológico, escrito em 1934, em pleno “império” do cangaço”. Trata-se de um livro-denúncia, alertando sobre as práticas nefastas do cangaceiro e seu bando. “Ranulpho é fundador da Cadeira 7 da Academia Sergipana de Letras e foi membro da Academia Santista de Letras. Teve livros premiados pela Academia Brasileira de Letras. Sua obra não é extensa, mas significativa. Vamos tentar a reedição de seus livros para que os sergipanos e brasileiros possam conhecer melhor o valor da sua obra literária”, destacou José Anderson.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL