Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina
fizeram história no dia 4 de dezembro de 2023.

[…] “meu filho, toda vez que você passar em frente a Academia Sergipana de Letras, faça como eu, tire o chapéu!  Nesta casa estão os sergipanos mais ilustres. É a casa de Tobias Barreto, Silvio Romero e muitos outros grandes intelectuais sergipanos” […]
Dr. Geraldo Leite.

   

Acadêmicos: Jorge Carvalho, José Anderson, Roberto Cesar, William Soares, Geraldo Leite, Lúcio Prado e João Macêdo

    A quase centenária Academia Sergipana de Letras junto à Academia Sergipana de Medicina realizaram, no dia 4 de dezembro do corrente ano, um feito histórico: duas sessões acadêmicas na mesma tarde e, pela primeira vez, nos 94 anos de vida da ASL e 29 anos de existência da ASM, esse fenômeno aconteceu. 

    A já tradicional sessão das segundas-feiras, às 15 horas, no Palácio Acadêmico da Rua Pacatuba, sede da ASL – Academia Sergipana de Letras, presidida por Dr. José Anderson Nascimento, recebeu a ilustre e honrosa visita do confrade da Academia de Medicina da Bahia, fundador e presidente da ABROL – Academia Brasileira Rotária, presidente da Fundação José Silveira e, ainda criador de mais de 70 Academias de Letras, Medicina e Rotárias no Brasil e outros países, Dr. Geraldo Leite, um sergipano, radicado na Bahia e, que muito tem feito para levar e elevar, o nome de Sergipe para os quatro cantos do Brasil e do mundo, a partir da Bahia. 

    Em seu discurso de agradecimento, lapidou a simbólica e significativa frase à epígrafe, que sobremodo honrou e enalteceu a Casa de Tobias Barreto. 

    Encerrada a sessão da ASL, por volta das 16h30, iniciaram-se, logo em seguida, os trabalhos da ASM – Academia Sergipana de Medicina, presidida pelo Dr. Willian Soares. 

    A ASM foi idealizada, precisamente, por Dr. Geraldo Leite e Dr. Tomás Cruz, há 30 anos, e fundada no dia 9 de dezembro de 1994. Todavia, por algum capricho do destino, um dos idealizadores, Dr. Geraldo, não esteve presente na solenidade de fundação, o que, de certa forma, o deixou muito triste. 

    Não obstante, jamais reclamou e nem deixou transparecer descontentamento, apenas calou, orou e esperou, como afirmado em sua lapidar peça gratulatória, quando ele mesmo disse: “[...]Tenho a certeza de que o homem se comunica com Deus por meio da oração e Deus responde. Deus responde com inspiração, é a inspiração Divina, e eu orei, lamentando a minha ausência naquele momento tão importante para minha terra e para mim, como sergipano - oh meu Deus, eu tinha tanta vontade de estar presente!  E Deus respondeu. Deus tocou em Lúcio! Meu querido Lúcio! Deus tocou em seu coração e aqui estou por obra e graça Divina, recebendo um título que tanto sonhei[...]”. 

    Realmente, Deus tocou no coração do Acadêmico, Dr. Lúcio Prado Dias, que propôs a concessão da maior honraria daquele Sodalício, a Medalha de Membro Emérito e, por unanimidade, foi aceita, e ele veio a Aracaju na segunda-feira, 4 de dezembro de 2023, após três décadas de uma silenciosa e angustiante espera, receber, emocionado, este galardão sonhado, representado pela insígnia de Membro Emérito da Academia Sergipana de Medicina. E agradece, de forma digna e elegante, com uma declaração que merece ser divulgada:

    [...] “Houve um dia, na Bahia, que existiam duas faculdades de Medicina: uma no Terreiro de Jesus e outra no bairro de Nazaré, ambas dirigidas por sergipanos. No Terreiro de Jesus, por Thomaz Cruz, de saudosa memória. No bairro de Nazaré, por Geraldo Leite, que aqui está.

    Um dia, os dois diretores, conversando amavelmente, como sempre, na Academia de Medicina da Bahia, da qual, ambos éramos membros, progredimos numa ideia de criar, no nosso torrão natal, uma Academia de Medicina. 

    Levamos à presidência da congênere baiana o nosso pleito, a ideia prosperou e o sonho se tornou realidade, mas, por um capricho do destino, não pude participar. 

    Tenho certeza de que o homem se comunica com Deus, por meio da oração e Deus responde.

    Deus responde com a inspiração, é a inspiração Divina. Eu orei, lamentando a minha ausência - oh meu Deus, eu tinha tanta vontade de estar presente!  E Deus respondeu.

    Deus tocou em Lúcio! Meu querido Lúcio! Deus tocou em seu coração e aqui estou por obra e graça Divina, recebendo um título que tanto sonhei. 

    Eu prometo aos meus confrades sergipanos que guardarei este título honroso, com muito carinho porque ele é uma manifestação de Deus. 

    Deus, por intermédio de Lúcio, deu-me uma compensação, e que compensação! Portanto, meu Deus, muito obrigado e, muito obrigado a todos vocês. Deus seja Louvado!”

    Na verdade, dia 4 de dezembro de 2023 é uma data para ficar marcada na história e na memória das Academias Sergipana de Letras e Sergipana de Medicina e de seus acadêmicos.

Domingos Pascoal


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL