II Encontro Sertanejo de Escritores e Leitores

No último dia 13, aconteceu o II Encontro Sertanejo de Escritores e Leitores em São Miguel do Aleixo. O evento contou com a participação de expressivo número de leitores, escritores e curiosos, todos sedentos de aprender sobre vários temas.

Durante o dia, tivemos diversas palestras e informações que contribuíram para o enriquecimento cultural dos que nos prestigiaram com suas presenças. No período matinal, contamos com as brilhantes exposições dos professores Paulo Monteiro (Pimpão) e Júlio Alves, que vieram de Salvador. Os dois mestres nos brindaram com seus vastos conhecimentos sobre “Literatura”, deixando a plateia boquiaberta ante a extensão e profundidade dos ensinamentos ministrados. 

Ato contínuo, tivemos a comunicação da Educadora Cris Souza acerca dos desafios de manter uma biblioteca comunitária e a paixão que a mesma nutre para manter esse meio de acesso a muitos. Domingos Pascoal abordou a temática de um de seus livros: “A mudança começa em você ”. 

A programação da tarde foi iniciada com a palestra do Prof. Vasko, presidente da ALAS – Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano. O docente abordou o tema “Feedback como forma de aprimoramento”, alertando sobre essa valiosa ferramenta em prol do aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e brindando-nos com uma magnífica aula de língua portuguesa. 

Diversas autoridades, incluindo a Desembargadora Federal Dra. Maria das Graças Monteiro Melo, fizeram-se presentes, o que emprestou maior brilhantismo ao evento. Como o dia foi repleto de atividades, os convidados não cessavam de tecer elogiosos comentários acerca da organização e, sobretudo, do teor cultural do Encontro. 

Há alguns anos, a publicação de um livro, ou ao menos de uma poesia, era um sonho “impossível” para os escritores e poetas desta comunidade e região. A carência de recursos financeiros e de informações fazia com que preciosas obras literárias ficassem esquecidas no fundo de um baú e jogadas ao lixo, por ocasião do falecimento dos seus autores.

Com o incentivo da ALAS e o advento da web, as informações foram se difundindo e alcançando um maior número de pessoas. Por outro lado, a proliferação das antologias(*), nos diversos municípios que compõem a ALAS, facilitou sobremaneira a publicação de artigos literários em prosa e poesia. 

Desde quando o I Encontro Sertanejo de Escritores e Leitores aconteceu, alguns escritores manifestaram sua satisfação em ver seu primeiro texto publicado em um livro, bem como a oportunidade de conhecer outros escritores. Na antologia deste ano, tivemos a participação de escritores renomados lado a lado com escritores que estão iniciando a vida literária; além da participação de alunos do ensino médio e cordelistas estreantes.

O lema da nossa Academia é “Sol omnibus nascitur” – o Sol nasce para todos. Por fidelidade a este princípio, nosso projeto contempla o propósito: oferecer igual oportunidade para todos e que, a partir daí, as distâncias se tornem a cada dia menores. A sociedade necessita participar mais de encontros de escritores, conhecer os textos e a produção literária de seus conterrâneos. 

Esses Encontros já ocorrem também noutros municípios da ALAS: Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, e que venham outros. O propósito, entretanto, é sempre o mesmo: reunir escritores e seus leitores num mesmo espaço, onde experiências e conhecimentos tragam mais possibilidade de interação.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL