Escritor Antônio Saracura comenta “A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ”, de Domingos Pascoal de Melo


De uma hora para outra, bastou que eu publicasse o meu primeiro livro “Os Tabaréus do Sítio Saracura”, para começar a conhecer muita gente ilustre na cidade, a exemplo de Domingos Pascoal, o que me deu uma imensa satisfação.  Ele vive a literatura. Está em todos os cantos que laboram letras, debatendo ideias com dedicação integral, solícito, cordial, amigo.  Como se fosse o grande e bom gerente da jovem literatura sergipana que, ousada, tenta mais uma vez, colocar a cabeça de fora, querendo ser reconhecida. Comparece aos lançamentos, até em remotos burgos, prestigiando, indistintamente, todos os tecedores de palavras, que também o é.
Conheci-o pessoalmente agora, mas já o sabia imortal da Academia Sergipana de Letras e autor de artigos que me lembravam os mestres Marins, Lair, Içam e Shinyashiki.  A revista Perfil publicava suas crônicas e, por isso, eu achava até que ele fosse itabaianense, já que a revista, pelo seu intestino, parecia-me ser. Sabia também que era autor de um livro intitulado “Experimente Mudar”, que via no mostruário das livrarias da cidade e que compulsara algumas vezes, gretando o conteúdo. 
“A Mudança Começa em Você” é o segundo livro de Domingos Pascoal. A exemplo do primeiro, a que me referi, é composto de lições descomplicadas para se andar melhor nesse vale de lágrimas, sempre se baseando em casos vividos ou estudados em sua vida de palestrante e cientista social. As lições calam sem machucar. Como a do padre (“Podemos colaborar com o Destino”) que morreu trinta anos antes do seu dia marcado porque não quis escutar os recados que Deus lhe mandava. Como a eterna luta dos Perdedores (perder-dores) que são derrotados por qualquer golpe irrelevante; e os Vencedores (Vencer-dores) que, diante das adversidades, permanecem confiantes na vitória.
Albert Einstein (citado na página 19 do livro) diz que a “vida não se comove nem se apieda. Tudo que faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos”.  Para que, então, ficarmos lamentando as pequenas mazelas do dia a dia?  Basta abrirmos os olhos para que as mazelas se transformem em oportunidades de sucesso.
Maria das Graças Monteiro diz na contracapa: “Precisamos encarar a vida positivamente, ser otimistas, falar coisas boas, louvando este dom especial que recebemos de Deus”.
A vida merece e certamente vai nos retribuir adequadamente.
Os textos de Domingos Pascoal prendem o leitor em suas tramas, e ensinam o jeito certo de pensar e fazer bem feito.
E conseguem!
(Publicado na revista Perfil 2012)
A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ, Domingos Pascoal de Melo, Infographics, 201 páginas,2011
Isbn: 978-85-907719-1-3



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL