São Cristóvão recebe a mais nova Academia de Letras em Sergipe


Dia 01 de agosto de 2017: instalação e posse na Academia Sancristovense de Letras. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Academia Sergipana de Letras, Dr. José Anderson Nascimento, que empossou o primeiro presidente da ASCLE, a quem passou os trabalhos. Presentes estavam as representações de várias Academias do Estado de Sergipe: AGL – Academia Gloriense de Letras: Acadêmicos Prof. Lucas Lamonier, presidente daquele Sodalício, Prof. Jorge Henrique e escritor Joelino Dantas; da ADL – Academia Dorense de Letras, Acadêmica e Cordelista Salete Nascimento; Academia Sergipana do Cordel, Acadêmico Pedro Amaro; Academia de Medicina, Acadêmico Dr. Paulo Amado; Academia Lagartense de Letras, Euclides Oliveira; Academia Itabaianense de Letras, Carlos Conceição; MAC - Movimento de Apoio Cultural da Academia Sergipana de Letras, a declamadora e poeta Ilmara Souza; outros ilustres Acadêmicos da ASL também estiveram presentes, o sancristovense Dr. Carlos Pina de Assis, que em emocionadas palavras deu as boas-vindas à Academia, e Domingos Pascoal, a quem o já empossado presidente, Professor Thiago Fragata, após seu pronunciamento, passou a palavra para que fizesse seu pronunciamento e, também, por sua delegação, procedesse com a posse de todos os outros Acadêmicos.

Domingos Pascoal falou da importância do projeto de criação de Arcádias Literárias em todo o Estado de Sergipe. Disse que o formato das novas academias é um pouquinho diferente da ideia que se tem de Academias Literárias. As que estão sendo criadas focam-se na mais importante "matéria-prima" de uma nação: A ESCOLA, O PROFESSOR, O ESTUDANTE, O ESCRITOR, O LEITOR E O LIVRO.

Estamos todos nós das "Neo Academias" conscientes de que temos os melhores em cada uma dessas categorias e que são eles, como agentes, paientes ou instrumentos, os objetos mais importantes para uma transformação necessária e desejada. É nesta construção que as novas academias seguem céleres. A busca é transformar, para melhor, a nossa sociedade. Sonhamos Sergipe como “uma nação de leitores/pensadores. Mas necessitamos compromisso, empenho, boa vontade e, sobretudo, ação proativa...

Vamos nessa? Estamos em construção. Já fizemos muito de 2010 para cá. Todavia, quando vemos o que há ainda para ser feito, percebemos que faaaalllta muito... Todos convidados. A empreitada é coletiva.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL