Entrevista com a jovem Luciene de Oliveira




1 ) Quem é a jovem Luciene?

Sou uma jovem sertaneja, escritora e acadêmica em psicologia. Busco como inspiração para as entrelinhas dos meus textos e da minha vida a força sertaneja.

2) Como o desejo de ser psicóloga surgiu?

Ao conhecer pessoas que tiveram contato com psicólogos fiquei encantada com área e, principalmente com os mistérios do nosso psicológico.

3) Sabemos que você estudou em escola pública e esta passa por grandes sufocos, mas qual a importância dela na sua formação?

Apesar de todas as dificuldades, tive professores que me proporcionaram a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e experiências que não teria em nenhum outro lugar, nem mesmo numa instituição privada.

4) O apoio familiar é essencial na nossa vida. Como sua família conseguiu te estimular a conquistar seu sonho?

Dando-me liberdade de escolha. Devo muito a meus pais, eles deixaram-me "escolher" o meu futuro. Sei que muitos jovens são pressionados e privados de escolha.

5) Sabemos que na sociedade atual os jovens são direcionados a seguirem outros caminhos e não conseguem criar um projeto de vida. Como você driblou as ofertas sociais e ficou no seu objetivo?

Desde pequena alimento o desejo do "conhecer". Conhecer a mim mesma, conhecer o outro, conhecer uma obra, conhecer o mundo. Graças ao meu desejo de conhecimento, não desisti diante dos empecilhos que surgiram em meu caminho e com isso tive força para perseguir e realizar o meu sonho.

6) Quais estratégias você criou para absorver os conteúdos necessários?

Busquei estudar no meu próprio ritmo, evitar sobrecarga e dar uma atenção a mais para os assuntos que eu não dominava.

6) Se você fosse palestrar para um público jovem, o que diria?

Para não desistir do seu objetivo nos primeiros resultados negativos. Para conseguir alcançar os meus desejos, precisei enfrentar muitos problemas, não consegui realizá-los de primeira, mas o essencial é não desistir.

7) O que podemos esperar da psicóloga Luciene?

Uma profissão que vai estar sempre em formação. Não saímos do curso conhecendo o todo, é preciso estar disposto a continuar estudando e trocando experiências.

 Prof. Carlos Alexandre N. Aragão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Academia Sergipana de Letras e Academia Sergipana de Medicina

ACADEMIAS LITERARIAS: AS FACES DO INTERCÂMBIO CULTURAL